Com Mayra Aguiar de volta, Seleção inicia disputa do Mundial neste domingo

Tem início neste domingo mais uma edição do Campeonato Mundial de Judô, em Budapeste. Mas será um Mundial diferente, o deste ano. Normalmente a principal competição da temporada, o evento em 2021 dividirá as atenções com os Jogos Olímpicos, que começam daqui a pouco mais de 40 dias. Ainda assim, não deixa de valer bastante aos judocas brasileiros.
A delegação brasileira contará com 18 atletas no torneio. Desses, seis são judocas da Sogipa: Ketleyn Quadros (63kg), Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg); Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg). Daniel Cagnin (66kg) chegou a ser convocado, mas foi diagnosticado com Covid-19 e se recupera em Porto Alegre.
O Brasil já tem vaga assegurada em praticamente todas as categorias em disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas quem representará o país ainda está em aberto em cinco categorias, das quais há judocas do RS na disputa. No 63kg, Ketleyn e Aléxia disputam o posto, enquanto no 100kg, Leonardo busca somar mais pontos que Rafael Buzacarini.
A parte “gaúcha” da Seleção vai para o tatame entre quarta e sexta-feira, além do domingo, quando ocorrem as lutas entre as equipes mistas – categoria que, por sinal, vai estrear em Tóquio.
Disputas internas à parte, fato é que o torneio será de altíssimo nível, tendo a participação de mais de 660 atletas de 118 países. “O Mundial será muito forte, um evento preparatório para os Jogos Olímpicos, muitas vezes com grau de dificuldade aos próprios Jogos Olímpicos”, avaliou o diretor técnico da Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “As chaves mostram que têm vários países de primeira linha do judô mundial com dois atletas na categoria.”
Ao longo de todos os dias, as lutas preliminares do Mundial terão início às 5h, com o bloco final marcado para começar ao meio-dia, sempre pelo horário de Brasília. O Canal Brasil Olímpico transmitirá os confrontos via internet e de forma gratuita. O SporTV também passará os confrontos.
Mayra Aguiar de volta

Seleção Brasileira fará treinamentos em Portugal no mês vem
Mayra foi campeã mundial em 2014 e 2017

Recuperada de uma breve lesão no joelho, Mayra Aguiar volta a reforçar a Seleção Brasileira, às vésperas de Tóquio. “A Mayra fez uma excelente preparação, não teve nenhuma lesão decorrente dos treinamentos. Isso é um bom sinal”, avaliou Kiko. “Agora, claro, vamos ter a verdadeira dimensão do que é ficar nove meses parado. Mas ela é muito experiente e sabe que este Mundial será um laboratório para os Jogos Olímpicos.”
Recordista do país em medalhas na competição, bicampeã mundial e lutando por uma conquista inédita para o Brasil – que não tem nenhum judoca três vezes campeão do mundo –, Mayra inicia sua trajetória na sexta-feira, diante da belga Sophie Berger.
Estreias dos judocas do RS:
Quarta-feira:
Ketleyn Quadros x Laura Fazliu (KOS)
Aléxia Castilhos x Amy Livesey (GBR)
Quinta-feira:
Maria Portela x Lara Cbjetko (CRO) ou Alice Bellandi (ITA)
Rafael Macedo x Kyujoon Mun (KOR)
Sexta-feira:
Mayra Aguiar x Sophie Berger (BEL)
Leonardo Gonçalves x Otto Imala (EST)

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *