Em Paris, judô gaúcho tenta seu sétimo pódio olímpico

Não foi nem uma, nem duas vezes. Foram em seis oportunidades que o pódio olímpico recebeu judocas do Rio Grande do Sul. É uma sequência que, podemos dizer, já vem beirando a tradição: desde Pequim-2008 algum atleta do estado recebeu uma medalha – todas, ao menos até aqui, foram da mesma cor, bronze.

Em Paris, o judô gaúcho tentará ampliar esta marca com cinco atletas. Mais uma vez, todos são da Sogipa, único clube que enviou judocas do RS à Seleção Brasileira. Ketleyn Quadros (63kg), Daniel Cargnin (73kg), Rafael Macedo (90kg), Mayra Aguiar (78kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) carregam a esperança desta vez, de brasileiros e gaúchos.

O número de participantes da delegação gaúcha na Seleção Brasileira iguala o recorde de Tóquio, na edição passada. Nesta vez, porém, há um reforço além dos tatames: o técnico Antônio Carlos Pereira, que comandará a seleção masculina e também na disputa por equipes.

Mayra terá a número 1 do mundo pela frente

O caminho olímpico já é conhecido. As chaves foram conhecidas nesta quinta-feira. Não que haja caminho fácil, mas a parada mais dura talvez seja a de Mayra Aguiar, justo a mais experiente e mais vencedora da equipe, com três pódios olímpicos. A gaúcha terá pela frente a atual número 1 do mundo, Alice Bellandi, da Itália.

O ranking mundial dos demais adversários dos atletas sogipanos varia entre o 17º e o 26º lugar. Daniel Cargnin, atual medalhista olímpico, tenta seu segundo pódio, agora em nova categoria, o 73kg. Ele é o primeiro judoca do estado a competir em Paris, na segunda-feira.

Paris-2024 é a sétima participação olímpica do judô gaúcho

Os judocas do RS vão participar da sua sétima edição de Jogos Olímpicos. A história teve início em Atlanta-1996, quando Alexandre Garcia participou. Quatro anos mais tarde, Mariana Martins representou o RS na equipe brasileira.

Após um hiato em Atenas, desde Pequim-2008, o judô gaúcho tem pelo menos três atletas na Seleção Brasileira, e desde então, sempre conquista ao menos um pódio:

Pequim-2008
Mayra Aguiar, João Derly e Tiago Camilo (bronze)

Londres-2012
Maria Portela, Mayra Aguiar (bronze) e Felipe Kitadai (bronze)

Rio-2016
Maria Portela, Mayra Aguiar (bronze) e Felipe Kitadai)

Tóquio-2021
Ketleyn Quadros, Maria Portela, Mayra Aguiar (bronze), Daniel Cargnin (bronze) e Rafael Macedo

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *