A temporada 2017 terminou de forma oficial – e com chave de ouro – para o judô gaúcho nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa, a bicampeã mundial Mayra Aguiar conquistou pela primeira vez o Prêmio Brasil Olímpico, enquanto o professor Antônio Carlos Pereira, o Kiko, ganhou a premiação de melhor técnico do ano em esportes individuais.
Melhor judoca do ano, Mayra conquistou a láurea mais importante do esporte olímpico do Brasil na votação popular. “Esse prêmio tem um gostinho especial. É a primeira vez que me torno a melhor atleta do país. É uma homenagem muito gostosa. Estou muito feliz”, disse ela, já com os troféus em mãos.
Mayra fez questão de dividir a premiação: “Só tenho a agradecer todo mundo que me ajudou nesta conquista. O judô é um esporte individual, mas ele é muito coletivo. Ele precisa de pessoas que te acompanhem, para treinar. Então, todo mundo ganha junto”.
Mayra conquistou o prêmio de melhor judoca do ano pela segunda vez. A primeira também coincidiu com seu título mundial, em 2014. Já o judô faturou o Prêmio de Atleta do Ano pela quarta vez – e segunda consecutiva. A primeira foi com o João Derly, em 2005. Depois, Sarah Menezes (2009) e Rafaela Silva (2016) também levantaram o troféu.
É nosso! Melhores técnicos do Brasil em modalidades individuais em 2017! Sensei Mario Tsutsui e Sensei Kiko Pereira! Parabéns! #preparadosparavencer #PrêmioBrasilOlímpico pic.twitter.com/oh5L2SIoh2
— CBJ (@noticiascbj) 29 de março de 2018
Kiko destaca trabalho dos clubes
O sensei Kiko ressaltou o papel dos clubes formadores de atletas ao receber o prêmio. “Essa premiação é de todos nós da Sogipa. Ninguém faz isso sozinho”, destacou. Sob seu comando, atletas do clube já conquistaram quatro medalhas olímpicas, nove em Campeonatos Mundiais e outras nove em Jogos Pan-Americanos.
Kiko dividiu a premiação com o também sensei Mario Tsutsui, da Seleção Brasileira. José Roberto Guimarães, do vôlei, ganhou o prêmio de melhor treinador em esportes coletivos. Na categoria masculina do Prêmio Brasil Olímpico, Marcelo Melo, do tênis, ganhou a honraria.
Foto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COB