O sogipano Walter Santos subiu no topo do pódio do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, neste domingo. O peso pesado aplicou ippons em todos os adversários que teve pela frente e garantiu 500 pontos no ranking mundial. O Brasil fechou o torneio com quatro medalhas – dois ouros, uma prata e um bronze.
Os ippons de Waltinho começaram contra Vakhtangi Bitiev, do Azerbaijão, e seguiram diante do mongol Sugarjargal Boldpurev. A final, então, foi verde e amarela, frente a David Moura. A rotina continuou a mesma.
Antes do Grand Slam, Walter Santos ocupava a 28ª colocação. Com o pódio, ele deve alcançar o top-10 do mundo, credenciando-se para o Masters, no fim do mês, na Rússia. O evento conta com a presença apenas dos 16 melhores do ranking em cada categoria.
Além das duas medalhas no pesado masculino, o Brasil foi ouro também no pesado feminino, com Maria Suellen. No sábado, Marcelo Contini havia ganhado o bronze. Diego Santos, da Oi/Sogipa, não chegou a avançar à disputa por medalhas no ligeiro.