A Federação Gaúcha de Judô realiza neste sábado jantar de confraternização de fim de ano, o Bonenkai. Ao celebrar o encerramento de mais uma temporada, os atletas que se destacaram ao longo dos últimos 12 meses serão condecorados pela instituição. Neste ano, a FGJ também irá conceder duas láureas especiais de atleta da década a João Derly e Mayra Aguiar.
“O prêmio trata-se de um sincero reconhecimento aos dois judocas gaúchos que levaram o Rio Grande do Sul às mais relevantes conquistas em nível internacional nos últimos anos”, explicou o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira. Essa será a segunda edição do prêmio. Em 2000, Alexandre Garcia ficou com o troféu por ter sido o primeiro atleta gaúcho a se classificar para os Jogos Olímpicos na modalidade do judô, em Atlanta-1996.
Além das homenagens aos atletas da década, os 10 melhores clubes classificados no ranking estadual e o melhor do interior também irão receber um troféu, assim como os atletas-destaque do Estado em 2010, Gabriel Barros e Taciana Lima.
“Faremos um reconhecimento a todos que contribuíram para o crescimento do judô gaúcho ao longo dos últimos 12 meses”, conta o presidente Carlos Eurico. Ao todo, 60 desses colaboradores, entre atletas, professores e voluntários, serão homenageados durante a noite.
O Bonenkai 2010 será realizado no Salão do DCG da Sogipa, em Porto Alegre, a partir das 20h. Os convites são vendidos na secretaria da FGJ. Mais informações pelo e-mail secretaria@judors.com.br.
Os atletas da década:
Não apenas do Estado, João Derly é um dos maiores judocas da história do País. Em 2005, tornou-se o primeiro brasileiro a ser campeão mundial sênior e, dois anos mais tarde, faturou o bi do mundo – algo ainda não igualado por um brasileiro. Além disso, foi também o primeiro judoca do País a ganhar a então Super Copa de Paris – que hoje equivale ao Grand Slam francês – entre outras façanhas. Recuperado de cirurgia, volta aos tatames em 2011.
Já Mayra Aguiar, que tem apenas 19 anos, é a brasileira com maior número de medalhas em Mundiais sub-20. Ao todo, são quatro – dois bronzes, uma prata e um ouro. Em 2007, conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio, disputou o Mundial e, no ano seguinte, estreou em Jogos Olímpicos. Neste ano, retornando de lesão, saiu do zero para fechar a temporada como a oitava melhor judoca do mundo na categoria meio pesado, além de ter sido a primeira brasileira a disputar uma final de Mundial sênior.
Leia os boletins da FGJ para ver quem será laureado neste sábado
Diplomações da Ordem ao mérito
Aprovados no Exame
Atletas da década
Promoções por mérito
Bonenkai 2010