A Seleção Brasileira se despediu dos Jogos Pan-Americanos com a medalha de prata na disputa por equipes, nesta terça-feira. Os judocas sogipanos Aléxia Castilhos, Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves participaram da campanha, que encerrou a modalidade no evento poliesportivo.
O judô do Brasil despediu-se da capital chilena com 16 medalhas, no que foi a melhor campanha do esporte nos Jogos Pan-Americanos. O país liderou o quadro geral de medalhas do esporte.
No último dia do judô, a equipe do Brasil foi para o tatame em três oportunidades. Iniciando nas quartas de final, a Seleção venceu a Venezuela por 4 a 1. Na sequência, vitória sobre a Colômbia, por 4 a 0.
A decisão contra Cuba foi bastante equilibrada. Apesar de estar na frente em dois momentos, o Brasil cedeu o empate em ambas. No confronto que valeu a medalha, acabou superado na disputa, que encerrou 4 a 3 para os caribenhos. Colômbia e República Dominicana levaram as medalhas de bronze.
Nesta edição, pela quinta vez seguida, o judô gaúcho colaborou com a campanha do Brasil nos confrontos individuais. Desta vez foi com as pratas de Daniel Cargnin e Rafael Macedo, além do bronze de Ketleyn Quadros. Ao todo, são 15 medalhas do judô gaúcho em seis participações no evento.
Medalhas do judô gaúcho em Jogos Pan-Americano
Rio-2007
João Derly – Ouro
Tiago Camilo – Ouro
Mayra Aguiar – Prata
Guadalajara-2011
Felipe Kitadai – Ouro
Maria Portela – Bronze
Mayra Aguiar – Bronze
Toronto-2015
Felipe Kitadai – Prata
Mayra Aguiar – Prata
Maria Portela – Bronze
Lima-2019
Mayra Aguiar – Ouro
Daniel Cargnin – Prata
Aléxia Castilhos – Bronze
Santiago-2023
Daniel Cargnin – Prata
Rafael Macedo – Prata
Ketleyn Quadros – Bronze
equipes – prata