Judô gaúcho fatura três pódios para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos

Duas pratas e um bronze. Essa foi a contribuição do judô gaúcho para a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Foi a quinta edição consecutiva do evento em que atletas do RS levaram a bandeira do país ao pódio da competição. Encerrados os combates individuais, o Brasil volta ao tatame nesta terça-feira, para a disputa por equipes.

Com 15 medalhas ao todo, o Brasil – que tem o professor Antônio Carlos Pereira, o Kiko, como um dos treinadores – liderou o quadro geral do judô. No individual, foram sete ouros, duas pratas e seis bronzes.

Os judocas do RS foram para o tatame no segundo e no terceiro dia de lutas. No domingo, Daniel Cargnin (73kg) chegou até a final, mas uma lesão o impediu de disputar a decisão, fazendo com que ele encerrasse sua participação com a medalha de prata – igualando o resultado de Lima-2019.

Apesar da lesão, Cargnin avaliou positivamente o resultado, até porque o ouro não escapou do Brasil – ficou com Gabriel Falcão. “Estou muito feliz, de modo geral. O importante é que o Brasil teve uma dobradinha na final. A gente sabe que o judô tem uma responsabilidade enorme no quadro de medalhas e acredito que estamos fazendo nosso papel”, comentou.

Já Ketleyn Quadros (63kg ) fez sua estreia no Pan. Ela avançou até a semifinal, onde foi superada. No confronto valendo o bronze, derrotou a colombiana Cindy Mera e assegurou o pódio. “Apesar de já ter uma bagagem bem grande na modalidade, foi meu primeiro Jogos Pan. Diferente das outras edições, nessa cada atleta precisou se classificar em sua categoria e foi super desgastante. Chegar aqui e conquistar uma medalha é uma resposta positiva para todo o trabalho”, destacou a judoca.

No mesmo dia, Aléxia Castilhos (70kg) ficou na quinta colocação após um longo golden score. Ela chegou à luta pela medalha depois de passar pela repescagem.

Nesta segunda-feira, foi a vez de Rafael Macedo (90kg) avançar até a decisão. Na final, contudo, o sogipano foi desclassificado com um hansokumake no duelo com o cubano Ivan Silva. Também nesta segunda, Leonardo Gonçalves encerrou na quinta colocação.

Em cinco edições seguidas, 15 pódios

Com os pódios de Santiago, o judô gaúcho alcançou a marca de 15 medalhas para o Brasil em Jogos Pan-Americanos. Desde o Rio-2007, os atletas do RS – que sempre foram da Sogipa – colaboraram com quatro ouros, seis pratas e cinco bronzes.

• Medalhas do judô gaúcho em Jogos Pan-Americanos

Rio-2007
João Derly – Ouro
Tiago Camilo – Ouro
Mayra Aguiar – Prata

Guadalajara-2011
Felipe Kitadai – Ouro
Maria Portela – Bronze
Mayra Aguiar – Bronze

Toronto-2015
Felipe Kitadai – Prata
Mayra Aguiar – Prata
Maria Portela – Bronze

Lima-2019
Mayra Aguiar – Ouro
Daniel Cargnin – Prata
Aléxia Castilhos – Bronze

Santiago-2023
Daniel Cargnin – Prata
Rafael Macedo – Prata
Ketleyn Quadros – Bronze

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *