Primeiro evento presencial em Porto Alegre desde o início da pandemia, a seletiva para o Campeonato Brasileiro sub-21 no próximo sábado irá reunir 81 judocas. A disputa, que formará a equipe que representará o Rio Grande do Sul, será realizada no Ginásio do Sesc.
Claro, ainda não será uma competição “normal” aos moldes nos quais a Federação Gaúcha de Judô costuma realizar. Todos os participantes, entre atletas, treinadores e árbitros, passarão por teste de antígeno antes do evento e entrarão em uma bolha de proteção. O grupo passará o dia inteiro no mesmo ambiente e, se por ventura alguém deixar o local, não poderá retornar.
“Mantemos as medidas de segurança para garantir que este evento não seja isolado”, destacou o presidente da FGJ, Luiz Bayard. “Estamos todos com saudades deste ambiente competitivo e queremos, pouco a pouco, retomar essa rotina de torneios. Para isso, neste momento é fundamental a colaboração de todos e estou certo que a teremos.”
Pelos tatames montados no Sesc, passarão atletas de clubes de mais de dez equipes filiadas à FGJ. “Já será possível ter uma ideia de como está o ritmo de nossos atletas”, apontou Bayard, lembrando: “São judocas da categoria sub-21. Atletas que estão nesta faixa etária vão disputar vagas na equipe olímpica do Brasil para Paris”, frisou. “É bom se preparar, porque teremos um ciclo olímpico mais curto desta vez.”
O Campeonato Brasileiro sub-21 é o próximo evento presencial a ser realizado pela CBJ. A competição será dividida em duas etapas, uma para cada naipe. De acordo com o calendário da CBJ, a primeira parte será entre os dias 18 e 20 de outubro, com as atletas do sexo feminino. A última está prevista para ser entre 8 e 10 de novembro. As lutas ocorrerão em Pindamonhangaba.