Mais de 100 atletas do Rio Grande do Sul disputam uma vaga para ingressar na base da Seleção Brasileira em 2025, no CBI Seletiva Nacional sub-18 e sub-21. A disputa ocorrerá em São Paulo envolvendo um número recorde de quase 1,5 mil judocas do país. O evento tem início na sexta-feira e vai até a segunda.
A Seletiva é uma das primeiras etapas do processo de formação das Seleções Brasileiras sub-18 e sub-21, e funciona como um primeiro “filtro” de seleção de atletas, classificando-os diretamente para o CBI Meeting Nacional da Base, que será em fevereiro do ano que vem e, ao contrário de agora, é uma competição fechada.
Além disso, a Seletiva distribui pontos no Ranking Nacional das duas classes de idade, utilizado como critério para convocações de competições internacionais, como os Estágios, Pan-Americano e Mundial. Neste ano, o ranking de 2025 teve largada no CBI Troféu Brasil de Judô, competição sênior, que pela primeira vez também distribuiu pontuação para a classe sub-21 – o Campeonato Brasileiro sênior também entrou nessa contagem.
O RS terá, ao todo, 102 representantes. Sogipa, com 29 atletas, e GN União, com 28, são os clubes gaúchos com maiores delegações. Também terão judocas Kiai, Recreio da Juventude, Ajusc/Unisc, Fusegi, União Corinthians, Dojocan e GFT Team Shinsetsu.
Conforme a programação, cada dia é destinado a uma categoria e naipe, começando com o sub-18 masculino na sexta, no sábado será a vez do sub-18 feminino. O sub-21 masculino compete no domingo e, fechando a Seletiva, o sub-21 feminino luta na segunda.
Em todos os dias, os combates terão início às 9h e terão transmissão da CBJ TV.