Fechando o ano pela Seleção Brasileira, os sogipanos Jéssica Lima (57kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) disputam o Grand Slam de Tóquio no próximo fim de semana. A competição é uma das mais tradicionais do circuito internacional.
Com nove integrantes na delegação, o time brasileiro contará com alguns dos medalhistas olímpicos de Paris 2024 e com novos atletas que fazem parte do processo de renovação da seleção para o ciclo Los Angeles 2028. O técnico gaúcho Antônio Carlos Pereira, o Kiko, será um dos comandantes da equipe.
Em 2023, Jéssica faturou a medalha de bronze no torneio, façanha que busca repetir agora, no que será o primeiro compromisso no novo ciclo olímpico, já visando Los Angeles-2028. Já Macedo e Leo buscam ainda o que pode vir a ser o seu primeiro pódio no país berço do judô.
Além do trio sogipano, o Brasil será representado por Michel Augusto (60kg), Ronald Lima (66kg), Natasha Ferreira (48kg), Bianca Reis (57kg) e a medalhista olímpica Rafaela Silva, estreando na categoria 63kg em torneios fora o país.
Depois da competição, o grupo brasileiro permanecerá no Japão por mais dez dias para treinamento de campo.