A Federação Internacional de Judô atuaizou o ranking mundial nesta terça-feira, após a realização das etapas da Copa do Mundo de Madrid e Bucareste, nas quais Taciana Lima e Walter Santos conquistaram medalhas de bronze. Na nova relação da FIJ, Taciana aparece em 22º lugar da categoria ligeiro e Waltinho assumiu o 27º entre os pesos pesados.
Taciana e Waltinho, além de Maria Portela e Natália Bordignon voltam a disputar pontos no ranking mundial no próximo fim de semana, quando Lisboa recebe etapa feminina da Copa do Mundo, e Tallin, a masculina. A medalha de ouro nos eventos vale 100 pontos. A prata 60 e o bronze, 40.
No ranking desta terça, a gaúcha melhor posicionada segue sendo Mayra Aguiar, em sexto na categoria meio pesado. Felipe Kitadai está na 14ª colocação entre os ligeiros. Por sua vez, Maria Portela ocupa a 24ª posição do médio.
Entenda os critérios de classificação
Pelo ranking da FIJ, criado na temporada de 2009-2010 (de maio a abril), os pontos adquiridos em competições naquele ano perdem 75% do valor até o fechamento da lista Olímpica, em 30 de abril de 2012. Os pontos de 2010-2011 valerão 50% do total e, a partir de maio de 2011 até abril de 2012, os pontos serão 100% computados.
Valem pontos no ranking os Campeonatos Mundiais, Masters (Top 16), Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo. Segundo o critério da FIJ, garantem presença nos Jogos de Londres os 22 atletas mais bem colocados no masculino e 14 no feminino.
Acesse o ranking completo