O bicampeão mundial João Derly não teve uma volta aos tatames sonhada, mas está de volta à Seleção Brasileira de Judô e à briga por uma vaga no time que representará o país nos Jogos Olímpicos de Londres. O judoca da equipe Oi/Sogipa participou da Seletiva Nacional, neste sábado (26 de março), em Vitória, e, na sua segunda luta, sofreu uma lesão no joelho direito. Ele foi conduzido a um hospital, onde os médicos descartaram lesão nos ligamentos.
“Estou contente, feliz por ter voltado a lutar e por ter voltado a Seleção. Mas um pouco triste por não ter conseguido lutar da forma como eu queria. Uma lesão sempre é complicada, mas dessa vez não é grave. Acho que em duas ou três semanas estou de volta aos treinos”, afirmou o judoca, ainda em Vitória, pouco antes do embarque para Porto Alegre.
O problema é será melhor avaliado em Porto Alegre, pelos médicos da Sogipa. A princípio, não se trata de uma lesão grave. “Temos de ver melhor o que é, mas já estou caminhando e as dores diminuíram bastante. Fica uma frustração, mas eu supero mais essa. Meu objetivo é estar em Londres e não vou poupar esforços para isso”, continua o judoca.
O objetivo do atleta é estar pronto para as disputas do Grand Slam e da Copa do Mundo, ambas no Brasil, em julho. Depois, iniciará a sua busca por pontos no ranking mundial em competições ao redor do mundo. “O João tem uma capacidade de superação incrível. Ele tinha apenas quatro ou cinco semanas de treinos antes dessa seletiva e mesmo assim veio aqui e lutou”, observou o técnico da equipe Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira do Kiko.