Maria Portela e Rodrigo Luna conquistaram a medalha de bronze no primeiro dia da Copa Pan-Americana, em Guayquil, Equador. A dupla do RS somou pontos para o ranking de classificação aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. No dia de estreia, o Brasil faturou sete medalhas. Mariana Silva, Nacif Elias e João Gabriel Schlittler subiram no degrau mais alto do pódio, enquanto Maria Suellen e Alex Aguiar foram prata.
Neste sábado, último dia da Copa Pan-Americana, a gaúcha Taciana Lima tentará a medalha.
Rodrigo Luna garantiu um bronze com um ippon relâmpago no americano Jacob Larsen em apenas 11 segundos (veja o vídeo). Já Maria Portela precisou de muita superação para vencer Maria Perez por yuko no golden score. Nádia Merli ficou com a quinta colocação ao ser vencida na decisão do árbitros (hantei) pela atleta local Diana Chala.
Na primeira final do dia, Mariana Silva venceu por yuko Jéssica Garcia, de Porto Rico. Já Nacif Elias fez a decisão com o peruano German Velazco e venceu por ippon. Quem também ficou com o ouro com um ippon foi João Gabriel Schlittler, que bateu o colombiano Luis Salazar. Para chegar à decisão, João bateu por wazari, na semifinal, o medalhista olímpico Oscar Brayson, de Cuba.
Na decisão do peso pesado feminino, Maria Suellen foi superada por ippon pela cubana Idalis Ortiz, enquanto Alex Aguiar perdeu por yuko (dois shidos) no golden score para o cubano Oreidis Despaigne.