Grandes nomes do esporte brasileiro, como o bicampeão mundial João Derly, medalhistas olímpicos e pan-americanos participam das Olimpíadas Escolares Goiânia 2010, etapa de 15 a 17 anos, a partir da próxima sexta-feira.O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) convocou 11 atletas e ex-atletas para serem Embaixadores do evento.
A função deles é passar a experiência adquirida em vários anos de atividade no esporte internacional aos futuros atletas do Brasil, em uma série de atividades como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação, atividades culturais, entre outras.
Os embaixadores das Olimpíadas Escolares Goiânia 2010 são: João Derly (judô), Maurren Maggi (atletismo), Vanderlei Cordeiro (atletismo), Diogo Silva (taekwondo), Daniele Hypólito (ginástica artística), Ligia Silvia (tênis de mesa), Nicole Muller (ginástica rítmica), Adriana Behar (vôlei de praia), Nalbert Bitencourt (vôlei), Lenisio Teixeira (futsal) e Bruno Souza (handebol).
“A presença dos Embaixadores das Olimpíadas Escolares é muito importante para o atleta em formação. O contato com ídolos do esporte brasileiro estimula o jovem a se desenvolver ainda mais e demonstra que o esporte pode ser uma excelente ferramenta de transformação social”, explica Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares.
Recorde
Goiânia verá a maior edição das Olimpíadas Escolares já realizada, com um total de 4.400 inscritos, sendo 3.820 atletas. Este é o novo recorde de inscritos do evento. As Olimpíadas Escolares serão disputadas por 27 delegações, sendo uma para cada um dos 26 estados brasileiros, menos o Amapá, mais uma equipe do Distrito Federal e outra da cidade sede.
Goiânia verá também o novo formato da competição, com 12 modalidades em disputa: Atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
Judô gaúcho terá 15 atletas
Na modalidade do judô, o Rio Grande do Sul será representado por 15 atletas de 14 escolas diferentes. A equipe masculina contará com André Lima, Giovane Góes, Alessandro Pereira, Leonardo Rodrigues, Pedro Dias, Lorran dos Santos, Eduardo Ferreira Júnior e Vinícius Bandeira. A feminina está escalada com Victória Ramos, Andréa Rocha, Mariana Braga, Victória Araújo, Manoela Braga, Francis Repetto e Adua Lima.
Fonte: CBJ