A temporada excepcional de Mayra Aguiar garantiu à judoca da Sogipa a quebra do recorde de pontos no ranking da Federação Gaúcha de Judô, divulgado nesta segunda-feira. Até agora, ela somou 19.800 pontos e, disparada, é a competidora gaúcha com mais pontos na relação, deixando para trás marcas como a do bicampeão mundial João Derly.
Com base no ranking, a FGJ distribuirá prêmios em dinheiro aos cinco atletas mais bem classificados.
Treinador de Mayra na Sogipa e diretor técnico da FGJ, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, era só sorrisos nesta segunda-feira: “A Mayra foi soberba neste ano, conquistando medalhas em praticamente todas as competições que disputou, com destaque à prata no Mundial sênior e o ouro no Mundial júnior”, ressaltou. “E isso que ela voltou de lesão”, completou.
Na lista, depois de Mayra, seguem Taciana Lima, Rochele Nunes, Manoela Braga e Gabriela Baptista, com 9.050, 8.950, 6.600 e 6.200 pontos, respectivamente. “O top-10 da FGJ comprova o ótimo ano que teve o judô feminino no Rio Grande do Sul”, analisa o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira. “A tendência é melhorar ainda mais, porque já se nota uma renovação no ranking”, previu.
O próprio dirigente apareceu no top-10 da FGJ, na sétima colocação, atrás de Gabriel Barros. Campeã Sul-Americana sub-13 no último final de semana, Giovana Specht ficou na oitava posição, seguida por Gabriel Killes e a também recém campeã Sul-Americana, Ana Caroline Martins, da categoria sub-15.
Os judocas gaúchos terão a oportunidade de somar mais pontos no ranking da FGJ no Campeonato Estadual, que ocorre em 20 e 27 de novembro. A premiação aos melhores do ano ocorre em 17 de dezembro, no jantar de encerramento da temporada promovido pela FGJ, no GN União, em Porto Alegre.
Ranking da FGJ:
1º Mayra Aguiar (Sogipa) – 19.800 pontos
2º Taciana Lima (Sogipa) – 9.050 pontos
3º Rochele Nunes (Sogipa) – 8.950 pontos
4º Manoela Braga (Sogipa) – 6.600 pontos
5º Gabriela Baptista (Sogipa) – 6.200 pontos
6º Gabriel Barros (Sogipa) – 5.700 pontos
7º Carlos Eurico da Luz Pereira (Unisc) – 5.500 pontos
8º Giovana Specht (Kiai) – 4.880 pontos
9º Gabriel Killes (Sogipa) – 4.680 pontos
10º Ana Caroline Martins (Caju) – 4.650 pontos