Bolsa Atleta abre inscrições nesta quinta

A partir desta quinta-feira (1º/7), todos os esportistas aptos a receber a Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, poderão fazer as inscrições. O benefício garante uma verba mensal para custear os treinamentos e as participações em campeonatos nacionais ou internacionais. A Bolsa-Atleta atende aos esportistas em quatro categorias: estudantil, nacional, internacional, olímpica e paraolímpica. As inscrições se encerram no dia 14 de agosto de 2010.
Bolsa-Atleta
Para a inscrição na Categoria Estudantil, é exigido ter 12 anos completos, estar matriculado em instituição de ensino pública ou privada, ter alcançado o 1º, 2º ou 3º lugar nas Olimpíadas Escolares ou nas olimpíadas Universitárias (jogos organizados pelo Ministério do Esporte com a parceria do COB) em esportes individuais ou estar entre os 24 melhores atletas selecionados nos esportes coletivos durante o ano de 2009. O mesmo se aplica aos três primeiros classificados nos Campeonatos Paraolímpico Escolar e Universitário brasileiros.
Para concorrer ao benefício na categoria nacional, é necessário ter 14 anos completos, estar vinculado a uma entidade de prática desportiva (clube), ter filiação à entidade de administração de sua modalidade, tanto estadual (federação) como nacional (confederação), ter participado de competição em 2009 tendo obtido a seguinte classificação: de 1º a 3º lugar no evento máximo nacional organizado pela entidade nacional de administração de sua modalidade, ou de 1º a 3º lugar no ranking nacional por ela organizado.
A inscrição na categoria internacional é permitida para quem tem 14 anos completos, está vinculado a uma entidade de prática desportiva (clube), tem filiação à entidade de administração de sua modalidade, tanto estadual (federação) como nacional (confederação), tenha participado de competição em 2009 tendo obtido a seguinte classificação: de 1º a 3º lugar em campeonatos mundiais de sua modalidade; jogos ou campeonatos pan-americanos e parapan-americanos, ou jogos ou campeonatos sul-americanos.
Já para a inscrição na categoria olímpica e paraolímpica, é necessário ter 14 anos completos, estar vinculado a uma entidade de prática desportiva (clube), ter filiação à entidade de administração de sua modalidade, tanto em nível estadual (federação) como nacional (confederação), ter integrado na qualidade de atleta a delegação brasileira na última edição dos Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos e outros critérios fixados pelo Ministério do Esporte.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

2 respostas

  1. gostaria que todas as escolas Estaduais ,Municipais e Particulares recebessem esse informativo do bolsa atleta,a maioria das escolas até mesmo as particulares não sabem desse regulamento,estou certa que até mesmo a escola em que meu filho estuda não sabe que existe uma verba para alunos que são atletas.
    Atenciosamente.
    mara

    1. Cara Sra Mara, inicialmente para o atleta poder pleitear o bolsa atleta, ele deve ser federado, e o encaminhamento da solicitação é através das Federações Esportivas. Todas as entidades filiadas a FGJ, estão cientes e recebem anualmente o chamamento para o envio de solicitações ao bolsa atleta. As informações sobre o bolsa atleta são de dominio universal e se encontram disponiveis no site do Ministerio do Esporte no link http://www.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *