Com sete atletas na delegação do Brasil que disputou o Campeonato Pan-Americano sub-13 e sub-15 em Varadero, Cuba, o judô gaúcho subiu ao pódio em seis oportunidades. E em quatro delas para receber o ouro. A competição ocorreu na última semana e o Brasil manteve a hegemonia continental.
Comprovando uma das metas da gestão da Federação Gaúcha de Judô, ao fim do evento, atletas de Sogipa, Holstein, ATC e Recreio da Juventude fecharam a temporada trazendo uma medalha internacional para casa.
Primeiros atletas a entrarem no tatame na cidade caribenha, o grupo do sub-13 encarou uma disputa extremamente acirrada com os donos da casa. No fim, deu Brasil, que garantiu o topo do quadro de medalhas com um ouro a mais que Cuba, 7 a 6. O judô gaúcho contribuiu com os bronzes Cristian Campos e Lara Oliveira, ambos na categoria pesado.
No sub-15, os quatro atletas do RS não deram chances aos seus adversários e fizeram uma campanha simplesmente com 100% de aproveitamento, com destaque ao sogipano Arthur Bonato, que sagrou-se bicampeão Pan-Americano sub-15.
MEDALHISTAS GAÚCHOS NO PAN
Sub-13
OURO: –
PRATA: –
BRONZE: Cristian Campos (ATC/+52kg) e Lara Oliveira (+52kg/Recreio da Juventude)
Sub-15
OURO: Gabrielli Casola (36kg/Sogipa), Anielly Almeida (48kg/Holstein), Arthur Bonato (45kg/Sogipa) e Leonardo Martins (55kg/Sogipa)
PRATA: –
BRONZE: –