Os alunos do Instituto Pertence encerraram a segunda edição do projeto Esporte & Energia na última sexta-feira, no CETE, em uma celebração que contou com a presença do medalhista dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Marcelo Casanova, além da atleta olímpica e gerente geral da Federação Gaúcha de Judô Maria Portela e do presidente Luiz Bayard.
A atual edição do projeto, que leva esporte a pessoas com deficiência, contou com uma novidade importante: a presença de Yves Dupont nas aulas, que também são ministradas pelo professor Daniel Pires. Yves é o primeiro gaúcho portador de Síndrome de Down a graduar-se como faixa preta.
“Foi a primeira vez que ele exerceu a sua profissão, sendo remunerado para dar aulas de judô”, exaltou Pires, lembrando que Yves é formado em Educação Física. “Foi algo muito marcante e importante.”
O Esporte & Energia encerra a sua segunda edição oficialmente na próxima sexta-feira. Atualmente, cerca de 20 alunos com deficiência são atendidos pelo projeto, mantido pelo Instituto Pertence.
De acordo com o professor Daniel Pires, a expectativa é de se criar um núcleo específico de judô em 2025 para que os alunos participem do circuito de competições Judô for All da Federação Gaúcha de Judô.