Paris-2024 se despediu do calendário com mais uma medalha para o judô gaúcho. Desta vez, com Marcelo Casanova, atleta do Recreio da Juventude, que faturou o bronze na categoria 90kg J2 dos Jogos Paralímpicos, cuja disputa terminou neste sábado.
Em meio à campanha histórica do Brasil em Paris-2024, o judô contribuiu com oito pódios: quatro ouros, duas pratas e dois bronzes – já contabilizando o pódio do caxiense.
Em Paris, o gaúcho foi para o tatame em três oportunidades. No primeiro confronto, derrotou o britânico Evan Molloy. Na sequência, parou em Helios Latchoumanaya, da França. A luta pelo pódio ocorreu contra o italiano Simone Cannizzaro, o qual Casanova venceu com um waza-ari.
A conquista de Marcelo também significa um marco para o Recreio da Juventude. Foi a primeira vez que um representante do clube conquista um feito do tipo em Jogos Paralímpicos. Também foi a primeira medalha paralímpica do judô gaúcho.
“A conquista de Marcelo é histórica e a celebramos muito”, afirma o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Bayard. “O judô gaúcho tem vários polos regionais e hoje a medalha do Marcelo coroa um trabalho muito sério desenvolvido no Recreio da Juventude”, destacou.