A quinta-feira acabou não sendo um bom dia para o Brasil e o judô gaúcho nos Jogos Olímpicos de Paris. Os sogipanos Mayra Aguiar (78kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) não avançaram à disputa por medalhas, parando logo em suas respectivas estreias. Nesta sexta, ocorre o último dia da modalidade individual, com os pesos pesados. O judô se despede de Paris no sábado, com a disputa por equipes, da qual Mayra e Leo devem voltar.
Mayra Aguiar lutou em Paris pela quinta vez numa Olimpíada. Dona de três bronzes na competição, ela teve pela frente a número 1 do mundo, Alice Bellandi, da Itália. As duas protagonizaram uma luta que foi equilibrada do início até o Golden score, encerrado depois que a italiana conseguiu marcar um waza-ari.
“Quando acaba assim, dessa forma, é muito ruim. Mas eu sei também que em todas as vezes que doeu muito, seja dentro do tatame ou fora, eu sempre levantei muito forte. Quanto mais dói, mais a gente se fortalece, e talvez eu esteja me apegando nisso agora. A gente aprende muito rápido a renovar as coisas”, comentou Mayra.
Leo chega a buscar waza-ari
Em sua estreia olímpica, Leo teve pela frente Dzhafar Kostoev, dos Emirados Árabes Unidos. O brasileiro começou em desvantagem, mas conseguiu um waza-ari para empatar o confronto no tempo normal. O duelo seguiu para o golden score e, aos 25 segundos do tempo extra, Léo tentou um contra-ataque em Kostoev. Na revisão de vídeo, a arbitragem deu um novo waza-ari para o atleta dos Emirados Árabes Unidos e, assim, a luta foi encerrada.