O judô gaúcho contribuiu com seis medalhas para o Brasil nas disputas individuais das classes sub-18 e sub-21 do Campeonato Pan-Americano e Oceania, que ocorreram entre esta segunda e terça-feira, no Rio de Janeiro. Foram dois ouros, uma prata e três bronzes.
Em ambas as classes, o Brasil somou ao todo 35 pódios, 19 no sub-18 e 16 no sub-21. Atletas das duas categorias retornam aos tatames nesta quarta-feira, para a competição por equipes mistas.
No primeiro dia do evento, os unionistas João Santana (55kg), com o ouro; Yuri Pereira (50kg), com a prata; e Silas Costa (73kg), com o bronze, foram o Rio Grande do Sul no pódio do torneio internacional, todos lutando pelo sub-18.
Já nesta terça lutaram os atletas do sub-21. A sogipana Júlia Henriques garantiu o título no 57kg. André Kramer (100kg), do GN União, assegurou uma prata, enquanto Jessé Barbosa (90kg), da Sogipa, faturou o bronze.
Depois das disputas da base, entram em cena os atletas do sênior, esses de olho em até 700 pontos que podem ser decisivos para a classificação aos Jogos Olímpicos de Paris. O torneio individual ocorre na sexta e no sábado, enquanto no domingo vão ser realizadas os confrontos por equipes mistas.