Da base ao sênior: semana será marcada pelo Pan-Americano e Oceania

Os olhos do continente estarão no Rio de Janeiro ao longo desta semana. A capital fluminense recebe, de segunda até o próximo domingo, as disputas do Campeonato Pan-Americano e Oceania, desde a categoria sub-18 até o sênior. É a quarta vez na história que o Brasil sedia o evento.

O judô gaúcho estará presente, claro. Ao todo, 11 convocados para o torneio, sendo três no sub-18, e quatro no sub-21 e no sênior. Os atletas são de Sogipa, incluindo três já convocados para Paris-2024 e GN União. Os mais jovens serão os primeiros a competirem, conforme a programação – disponível neste link.

Conforme a CBJ, a lista dos convocados segue os parâmetros estabelecidos no Plano de Trabalho e tem como principal estratégia posicionar os brasileiros no ranking olímpico de olho no chaveamento dos Jogos.

Vale lembrar que os campeonatos continentais distribuem até 700 pontos (medalha de ouro) no ranking da FIJ e, neste ano, é uma das últimas etapas válidas para a classificação olímpica. No ano passado, em Calgary (CAN), o Brasil conquistou 15 medalhas, sendo seis ouros, quatro pratas e cinco bronzes, e ainda foi campeão por equipes mistas.

Além de ser a primeira de quatro competições seguidas que a Seleção fará até Paris-2024, o evento também será um termômetro para avaliar as próximas convocações para algumas categorias.

  • Judocas do RS que lutarão no Pan

Sub-18
Yuri Pereira (GN União/50kg)
João Santana (GN União/55kg)
Silas Costa (GN União/73kg)

Sub-21
Júlia Henriques (Sogipa/57kg)
Jessé Barbosa (Sogipa/90kg)
André Kramer (GN União/100kg)
Andrey Coelho (GN União/+100kg)*

Sênior
Ketleyn Quadros (Sogipa/63kg)
Daniel Cargnin (Sogipa/73kg)
Rafael Macedo (Sogipa/90kg)
Leonardo Gonçalves (Sogipa/100kg)

*Convocado para a disputa por equipes

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *