O gaúcho Marcelo Casanova começou a temporada 2024 somando pontos importantes na corrida por uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris. No último domingo, o atleta do Recreio da Juventude ficou na quinta colocação do Grand Prix da Alemanha de Judô Paralímpico da IBSA, em Heidelberg.
Em cinco lutas, Casanova obteve três vitórias e duas derrotas. O judoca gaúcho é o atual número três do ranking mundial nos meio-pesados (90Kg) da classe J2. Hoje ele estaria classificado para os Jogos Paralímpicos.
Para Giovani Cruz, técnico do Recreio que acompanhou Casanova na Alemanha, o resultado foi importante, principalmente porque mostra o nível de competitividade que a categoria está às vésperas da Paralimpíada: “Agora, de fato, as coisas começam afunilar. E com essa pontuação, acredito que ele possa subir para o número dois do Mundo, para ver como está parelho essa categoria. É realmente uma prévia do que vamos ver nos Jogos Paralímpicos, com essa vaga cada vez mais próxima”, comentou.
A sequência do GP da IBSA prevê as etapas da Turquia, no início de abril, e da Geórgia, na metade de maio. Os Jogos Paralímpicos de Paris começam no final de agosto.