Enquanto milhões estavam na folia do carnaval Brasil afora, a Seleção Brasileira de judô ajustava detalhes da preparação olímpica na França. Passado o período em solo europeu, agora o grupo encara o desafio do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão. A competição rende até mil pontos no ranking mundial. A competição ocorrerá de sexta a domingo, reunindo mais de 400 atletas.
Dentre os 14 judocas que representarão a equipe do Brasil, há três do RS: Jéssica Lima (57kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Leonardo Gonçalves (100kg), todos da Sogipa. Jéssica será a primeira a ir para o tatame, ainda na sexta. Sábado será a vez de Ketleyn, enquanto Leo luta no domingo. Os três estão na zona de classificação olímpica. Porém, Jéssica é a segunda atleta do país em sua categoria, atrás de Rafaela Silva.
Realizado a cerca de cinco meses do início dos Jogos Olímpicos, o evento será o terceiro torneio do ano que o Brasil participa. Treinador sogipano e da equipe masculina do Brasil, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, estará presente.