O gaúcho Marcelo Casanova, do Recreio da Juventude, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-americanos de Santiago, no Chile. Na grande decisão da categoria 90kg J1/J2, ele superou o compatriota Arthur Cavalcante, garantindo a dobradinha no pódio para o Brasil, que lidera o quadro de medalhas do evento.
Antes, Marcelo havia lutado outras duas vezes. Ele estreou contra Hector Espinoza, da Venezuela, e nas semifinais venceu Benjamin Goodrich, dos Estados Unidos. Todas as vitórias do judoca do clube da Serra gaúcha foram por waza-ari.
“Foi uma baita conquista do Marcelo, que já tinha sido campeão do parapan, mas não de um evento deste porte”, comentou o técnico do Recreio da Juventude, Giovani Cruz. “E ele ganhou na final de um atleta duríssimo. Sabia que o que poderia fazer a diferença neste duelo era o detalhe e conseguiu se adiantar para definir a luta a nosso favor”, complementou.
De olho na classificação para a Seleção que disputará os Jogos Paralímpicos de Paris, Marcelo ainda disputa mais uma competição neste ano, que é o Grand Prix de Tóquio.