Em sua segunda competição do ano, a gaúcha Mayra Aguiar faturou seu segundo pódio. Desta vez, uma semana depois de ser octa do Pan-Americano, a atleta da Sogipa conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Baku, assegurando uma pontuação importante para a classificação aos Jogos Olímpicos de Paris.
Em sua campanha no Azerbaijão, Mayra chegou às semifinais, passando por adversários de Lituânia e Japão no caminho. No confronto pela final, foi superada pela italiana Alice Bellandi, número 2 do mundo. A recuperação, contudo, foi imediata, com a vitória sobre a alemã Alina Boehm, assegurando o bronze, além de 500 pontos no ranking mundial.
Além do pódio de Mayra, o Brasil teve outra representante no pódio, e no lugar mais alto dele: Beatriz Souza (+78kg). Na decisão, ela superou a gaúcha naturalizada portuguesa e ex-Sogipa Rochele Nunes. Com os dois pódios, o Brasil ficou em sexto lugar no quadro geral de medalhas, liderado pelos donos da casa, Azerbaijão, que conquistaram 3 ouros, 1 prata e 1 bronze. Geórgia, Japão, Itália e Kosovo, respectivamente, completaram o top-6 do evento.
O judô gaúcho teve outros representantes dentre os 20 brasileiros no torneio: Jéssica Lima (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), João Pedro Macedo (81kg) e Leonardo Gonçalves, que não avançaram à disputa por medalhas.