A Federação Gaúcha de Judô irá se unir à corrente de solidariedade no Rio Grande do Sul e realizará uma campanha solidária durante a próxima etapa do Circuito de Copas, em Venâncio Aires. Durante o evento no próximo sábado, serão arrecadados alimentos, materiais de limpeza, higiene e roupas de cama para serem encaminhados às famílias vítimas das enchentes no Vale do Taquari.
De forma distinta com relação às outras competições da FGJ, em razão da excepcionalidade da situação, a doação será requisito para a entrada no Ginásio do Parque do Chimarrão. O torneio, no qual será definida a Seleção Gaúcha que disputará o Campeonato Brasileiro sênior, terá início a partir das 8h.
As fortes chuvas na semana passada castigaram especialmente cidades do Vale do Taquari. No entanto, de acordo com a Defesa Civil, 98 municípios reportaram danos. O fenômeno climático provocou, até esta terça-feira, a morte de pelo menos 47 pessoas, além de ferir outras 925. Há, ainda, mais de 25 mil pessoas fora de suas casas no Estado, contabilizando desalojados e desabrigados.
“É uma hora de ajudar o judô gaúcho dará a sua contribuição à sociedade. Nos solidarizamos com a situação vivida por nossos amigos e irmãos dessas cidades afetadas”, disse o presidente da FGJ, Luiz Bayard. “Certamente a colaboração do judô gaúcho será útil a diversas famílias que enfrentam essa situação.”