A Seleção Gaúcha de judô conquistou 12 medalhas para o Rio Grande do Sul na disputa dos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto. O evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil reúne mais de 4 mil atletas de até 17 anos oriundos de todo o país para a disputa de 18 modalidades diferentes.
O judô garantiu três dias seguidos de pódios para o Rio Grande do Sul nos Jogos da Juventude. Foram, nada menos, que seis no primeiro e outros cinco no segundo. Só o desempenho da modalidade correspondia a mais da metade das medalhas que o Estado havia faturado até o início desta sexta-feira – eram 21, ao todo.
O terceiro e último dia de lutas foi destinado à competição por equipes mistas, na qual o time do RS faturou o bronze, derrotando o Paraná por 5 a 3.
Os Jogos da Juventude 2023 têm programação até o dia 16. No ano que vem, a sede será em Blumenau, Santa Catarina. Para 2025, o destino também já é conhecido: Brasília.
MEDALHISTAS DO RS:
OURO: Maria Argemi (48kg), João Santana (50kg), Gabriel Mendes Majolo (55kg), João Canello (81kg) e Cauã Santos (66kg)
PRATA: Marcus Preigschadt (90kg)
BRONZE: Kailany Santos (52kg), Anna Júlia Sperling (63kg), Laura Porto (70kg), Yago Pereira (60kg) e Isaaf Bezerra Matos (73kg).