O judoca sogipano Tiago Pinho já está na China para a disputa da Universíade, que neste ano ocorre na cidade de Chengdu. A programação do judô inicia nesta sexta-feira à noite (horário de Brasília) e vai até segunda, quando ocorrem os confrontos das equipes mistas. Na Ásia, a equipe brasileira será treinada pelo diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Douglas Potrich.
Os Jogos Mundiais Universitários de Verão, em Chengdu, na China, são organizados pela Federação Internacional de Esporte Universitários (FISU – sigla em inglês) e as competições vão de 28 de julho a 8 de agosto. O Brasil participará de 11 das 18 modalidades presentes no cronograma esportivo da competição: saltos ornamentais, taekwondo, badminton, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, vôlei, basquete, kungfu e tênis.
Durante 12 dias, cerca de 10 mil atletas universitários de 150 países são esperados no evento, considerado o maior do segmento esportivo universitário do mundo. A programação completa e demais informações estão disponíveis no site oficial do evento.
Tiago entra em ação no segundo dia do judô. Ele tentará conquistar a quarta medalha do judô gaúcho e da Sogipa no evento. Em Kazan-2013, Rochele Nunes faturou duas medalhas de uma vez só: ouro no pesado e prata no absoluto. Os outros dois pódios vieram da China: em Shenzen-2011, o bronze de Natália Bordignon; já em 2001, bronze de João Derly, em Pequim. Além deles, a hoje sogipana Ketleyn Quadros também tem sua conquista em Universíade: o ouro em Kazan-2013.