Daniel Cargin voltou com tudo aos tatames. Recuperado da lesão que o tirou da disputa do Mundial de Doha, o judoca sogipano conquistou neste fim de semana o título do Open Pan-Americano da Bahia, disputado em Lauro de Freitas.
A competição teve brasileiros como maioria dos participantes e serviu para distribuir pontos para o ranking continental. Também deu aos campeões 100 pontos no ranking mundial.
A ideia do retorno de Cargnin neste momento é, além dos pontos, a retomada do ritmo de luta visando o Masters, torneio que mais distribuirá pontos do ranking mundial até o fim da temporada. Neste ano, o certame ocorrerá em Budapeste, na Hungria, e terá início em 31 de julho.
Mas além de Daniel, o judô gaúcho subiu no pódio outras seis vezes no Open. Isso além de ter conquistado medalhas também no sub-21 e no sub-18, eventos que foram realizados nos dias anteriores.
Susto no sub-21
Antes da volta de Cargnin, o judô gaúcho passou por um susto na Bahia. O judoca Vitor Fagundes (+100kg), do GN União, sofreu uma lesão cervical e precisou desistir da competição para ser levado ao atendimento em hospital, onde, após exames, descartaram a necessidade de realização de uma cirurgia. Ele recebeu apoio de professores e dirigentes gaúchos presentes no evento e já iniciou o período de recuperação.
MEDALHAS DO JUDÔ GAÚCHO NO OPEN PAN-AMERICANO DA BAHIA
OURO: Daniel Cargnin (Sogipa/73kg) e João Pedro Macedo (Sogipa/81kg)
PRATA: Aléxia Castilhos (Sogipa/70kg) e Kátia Alves (GN União/+78kg)
BRONZE: Matheus Takaki (Sogipa/60kg), Henrique Bothomé (Kiai/81kg)
MEDALHAS DO JUDÔ GAÚCHO NO OPEN PAN-AMERICANO SUB-21
OURO: Enya Pires (GN União/+78kg), Henrique Gusmão (GN União/60kg) e Felipe Silva (GN União/100kg)
PRATA: Vitor Fagundes (GN União/+100kg)
BRONZE: Giovanna Falavena (Sogipa/63kg), Kátia Alves (GN União/+78kg) e Adrian Falcão (GN União/66kg)
MEDALHAS DO JUDÔ GAÚCHO NO OPEN PAN-AMERICANO SUB-18
OURO: Isaaf Matos Bezerra (GN União/73kg) e João Pedro Canello (81kg);
PRATA: Bryan Brião (GN União/81kg);
BRONZE: Gabriel Majolo (Sogipa/50kg), João Gabriel Santana (GN União/50kg), Vitor Dapper Silva (NAJ/90kg); Maria Antônia Argemi (GN União/48kg).