Começa nesta quinta-feira o evento mais importante do ano para a categoria sub-18, o Campeonato Mundial, que ocorre em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina. O Brasil participará da competição com 15 atletas e, entre eles, o peso pesado do GN União Vitor Fagundes.
Aos 16 anos, o atleta unionista vai para recém a sua terceira competição na Europa. Acumulando resultados importantes em sua curta carreira até agora, ele – que tem apenas 16 anos – cumpre um de seus objetivos declarados da temporada, que era chegar ao Mundial.
Formado nas categorias de base do GN União e atual campeão Pan-Americano da categoria sub-18, Vitão vai para o tatame no sábado, no quarto dia de combates em Sarajevo. O domingo será reservado exclusivamente para as disputas por equipes mistas. As preliminares serão às 7h, pelo horário de Brasília.
A competição terá, ao todo 484 judocas, oriundos de 60 países. A categoria de Vitão tem 31 inscritos, conforme a Federação Internacional de Judô. Além de Vitão, o Brasil contará com Mariana Nunes (48kg), Bianca Reis (57kg), Isabella Montaldi (63kg), Mari Hayse Silva (70kg), Emilly Santos (+70k) e Ana Soares (+70kg); Pedro Paes (60kg), Ernane Neves (66kg), Antônio Rocha (66kg), Antônio Medeiros Neto (73kg), Matheus Guimarães (81kg), Francisco Gorgulho (81kg), Jesse James Barbosa (90kg) e Gabriel Santos (+90kg).
Em todos os dias de competição, as disputas por medalhas terão início sempre às 11h (horário de Brasília). A transmissão ao vivo será pelo site da Federação Internacional de Judô, gratuitamente, e o Twitter Oficial da CBJ (@JudoCBJ) fará o tempo real.
