Mais dois judocas do Rio Grande do Sul conquistaram vagas na Seleção Brasileira em 2022. Os dois sogipanos do peso 90kg garantiram seu lugar na equipe durante a segunda etapa da Seletiva Nacional, disputada nesta sexta-feira, em Pindamonhangaba. Na quarta, durante a fase feminina, quatro judocas gaúchas garantiram presença no grupo que disputará pontos no ranking mundial no ano que vem.
Além da dupla do 90kg, o RS teve outros quatro atletas no poule final: João Pedro Macedo e Tiago Pinho, no 81kg; David Lima, no 73kg; e Aristides Júnior, no 66kg.
Concluída a Seletiva, o judô gaúcho terá nove atletas no grupo da Seleção Brasileira em 2022, que é composto por 34 atletas: Jéssica Lima (57kg), Aléxia Castilhos (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Nathália Parisoto (78kg); Daniel Cargnin (66kg), Marcelo Gomes (90kg) e Rafael Macedo (90kg). À exceção de Parisoto, que é filiada ao GN União, todos os outros são da Sogipa.
O primeiro desafio da Seleção na próxima temporada é já no mês que vem. No fim de janeiro, o Grand Prix de Odivelas, em Portugal. E na semana seguinte já acontece o primeiro Grand Slam do ano, em Paris.
Nesta sexta, o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Bayard, acompanhou ao vivo a Seletiva, depois de participar da Assembleia da CBJ.