Foi uma tarde inesquecível. Mais uma tarde inesquecível, em que Porto Alegre rendeu homenagens e láureas a judocas do Rio Grande do Sul. Dessa vez, as estrelas da festa foram os medalhistas olímpicos Daniel Cargnin e Mayra Aguiar, que, ao longo de quatro horas, desfilaram em viatura do Corpo de Bombeiros, receberam a chave da cidade, foram recebidos pelo governo e, ao fim, ganharam o carinho de sogipanos e descerraram novos painéis que lembram os bronzes nos Jogos de Tóquio.
A dupla desembarcou às 11h no Aeroporto Salgado Filho. De lá, junto com Ketleyn Quadros e Maria Portela, o grupo seguiu em desfile para o Paço Municipal, no coração de Porto Alegre, onde Mayra e Daniel receberam a chave da cidade das mãos do prefeito Sebastião Melo.
“Com muita alegria faço, em nome de toda a cidade, essa homenagem a esses dois grandes atletas que são motivo de orgulho pra nossa gente. O esporte salva vidas! Que mais e mais crianças possam tê-los como exemplo e também trilhar um caminho no esporte”, afirmou o prefeito, que puxou o canto de “parabéns a você” para Mayra, que completou 30 anos nesta terça-feira.
Sempre sob a escola dos motociclistas da EPTC, o comboio sogipano seguiu para o Palácio Piratini, onde os judocas foram homenageados pelo governador Eduardo Leite, que exaltou o esforço para a conquista: “Quando vocês sobem ao pódio, sobe um monte de gente com vocês, pessoas que ajudam e as que torcem, ou seja, subimos todos nós. Parabéns, essa medalha é merecimento pelo esforço de vocês”, afirmou.
O governador também destacou o exemplo que os medalhistas se tornam: “Saibam que são exemplo e servem de inspiração para muita gente, especialmente jovens que ganham motivação a partir de vocês para praticar esporte e, quem sabe, também chegar às Olimpíadas um dia”.
Da sede do governo, o trajeto continuou até clube, sempre recebendo o carinho dos gaúchos pelas ruas da cidade, onde os atletas foram recepcionados pelos pequenos sogipanos do Projeto Criança. Receberam flores e presentes e curtiram uma apresentação especial da Banda São João. Depois disso, eles descerraram os novos painéis alusivos às suas novas conquistas no dojô da Sogipa.
Presidente da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Bayard acompanhou os atletas olímpicos ao longo do trajeto. “A Mayra e o Daniel foram recebidos como heróis, pois realmente são. A conquista deles é resultado de um esforço enorme e, ao mesmo tempo, sabemos que eles plantam sementes para o futuro do judô gaúcho”, disse Bayard. “Quantas crianças será que não se inspiraram com as cenas de hoje?”, provocou o presidente da FGJ.
“E o mais importante é que quando novos atletas chegarem, seja para tentar o nível competitivo, seja pela filosofia do judô, teremos uma estrutura cada vez melhor, com equipes ainda mais preparadas e professores dedicados”, disse Bayard. “É o nosso compromisso para viver mais dias como o de hoje.”