Depois de distribuir sementes a judocas durante a Seletiva Nacional sub-18, a Federação Gaúcha de Judô, em conjunto com a Secretaria de Esporte e Lazer, realiza mais ações alusivas ao Dia Mundial do Judô, celebrado nesta segunda-feira e que tem como tema “plantar uma árvore”.
“Neste ano, a FIJ escolheu o tema plantar uma árvore para celebrar a data de nascimento do mestre Jigoro Kano, que criou o judô. Aqui no Rio Grande do Sul nos unimos a diversas ações que estão sendo realizadas ao redor do mundo para comemorar o dia do nosso esporte”, afirmou o presidente da FGJ, César Cação. “Plantamos mudas para poder colher amanhã, como num caminho suave”, completou.
O secretário de Esporte, João Derly, realiza nesta segunda plantação de mudas de cerejeira japonesa às 11h na Sogipa, às 15h30 na sede Moinhos de Vento do GN União e, às 17h no CETE, local onde fica o dojô da FGJ.
A ideia é oferecer um presente ao meio ambiente, com o objetivo de devolver um pouco do que dele tiramos nas nossas necessidades diárias. Primeiro brasileiro bicampeão mundial de judô, João Derly também é embaixador do judô da Federação Internacional.