A CBJ anunciou no início da tarde desta segunda-feira a convocação para o Campeonato Mundial, que neste ano ocorrerá entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro, em Tóquio, no Japão. Dos 18 atletas chamados, oito atuam na Sogipa. O número de participantes é um recorde para o judô gaúcho.
Os sogipanos convocados foram: Nathália Brígida (48kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg); Felipe Kitadai (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg).
“É uma participação muito numerosa e que nos dá bastante expectativa, especialmente por conta de nossa experiência. A gente vem buscando medalhas desde 2005 e, mais uma vez, vamos fortes para representar o judô gaúcho e brasileiro”, exaltou o sensei Antônio Carlos Pereira, o Kiko.
Além deles, também foram convocados: Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Rafaela Silva (57kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg); Eric Takabatake (60kg), Eduardo Yudy (81kg), Rafael Buzacarini (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).
Prévia olímpica
Faltando cerca de 100 dias para a estreia no Mundial, o grupo irá participar de três competições – Grand Prix de Montreal, Grand Prix de Budapeste e Jogos Pan-Americanos de Lima – além de períodos de treinamentos de campo, na Europa. A aclimatação ao Japão inicia logo depois da participação em Lima.
“Além de testar toda a nossa operação logística, esse Mundial servirá também para os atletas sentirem o clima olímpico, lutando na histórica arena Nippon Budokan contra adversários que muito possivelmente estarão em Tóquio-2020. Será um ótimo teste para os Jogos Olímpicos”, sinalizou o gestor de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson.