A CBJ anunciou nesta quinta-feira, na concentração da Seleção em Pindamonhangaba, a lista dos atletas convocados para o Campeonato Pan-Americano de Judô, que em Lima, Peru, entre os dias 26 a 28 de abril, e para o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, que será de 10 a 12 de maio. Essas são as duas etapas que definirão os classificados para o Campeonato Mundial deste ano, em Tóquio. Ao todo, a Sogipa teve 10 convocados para as duas competições, a maioria deles para ambas.
Os sogipanos convocados para o Pan-Americano são Nathália Brígida (48kg), Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Daniel Cargnin (66kg), David Lima (73kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg).
Além disso, a CBJ convocou para o Grand Slam de Baku os sogipanos Nathália Brígida (48kg), Ketleyn Quadros (63kg), Mayra Aguiar (78kg), Felipe Kitadai (60kg), Daniel Cargnin (66kg), David Lima (73kg) e Rafael Macedo (90kg).
A escolha dos nomes foi baseada nos Critérios de Convocação estabelecido pela Comissão Técnica e apresentados no final de 2018 durante a última etapa da Seletiva Nacional – Tóquio 2020, em Lauro de Freitas, na Bahia.
“São duas competições muito importantes, que somam muitos pontos para o ranking mundial. Então, são fundamentais para a corrida tanto para o Mundial, quanto, olhando um pouco além, para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, analisou o técnico da Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.
Na preparação para esses eventos, todos os convocados concentraram-se durante os últimos doze dias em treinamento de campo internacional, em Pindamonhangaba, lutando diariamente com judocas de outros oito países, entre eles Chile, Equador e Argentina, possíveis adversários dos brasileiros em Lima.