Principal evento esportivo do ano para atletas das categorias de base, os Jogos Olímpicos da Juventude começam neste sábado, em Buenos Aires, na Argentina. E o judô gaúcho estará representado por Eduarda Vaz Rosa (70kg), atleta do GN União. Ela luta por medalha na próxima terça-feira.
No evento, o judô do Brasil será representado por Eduarda e João Vítor Santos (66kg). O treinador será o também gaúcho Douglas Pötrich. “Só entram os melhores do ranking mundial nessa competição, que tem a característica de ser mais curta e bem dura também”, afirmou o técnico. “Mas estamos confiantes.”
Eduarda chega à Argentina como a número 1 do mundo de sua categoria, na classe sub-18. Apenas neste ano, ela participou de cinco eventos internacionais, chegando à final em todos eles e conquistando o título em três oportunidades.
Inspirada em Mayra Aguiar, Eduarda tem contato pela primeira vez com o ambiente olímpico. A meta, segundo ela, é representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Com o pensamento à distância, ela valoriza a oportunidade de lutar em Buenos Aires: “Acho importante participar deste processo para amadurecer e tudo mais”.
No evento, o Time Brasil será representado nos Jogos Olímpicos da Juventude por 79 atletas com idade entre 15 e 18 anos em 24 modalidades.