A gaúcha Eduarda Vaz Rosa, do GN União, manteve sua rotina de pódios. Em sua primeira disputa após a Gymnasíade, a Olimpíada Escolar, a judoca do peso 70kg faturou a medalha de prata na Copa Europeia sub-18 de Bielsko Biala, neste domingo.
Além de mais uma medalha internacional para o currículo, o resultado ainda garante a ela mais pontos no ranking mundial. Atualmente, Eduarda é a terceira colorada no ranking mundial do 73kg no sub-18. A posição será decisiva para a convocação aos Jogos Olímpicos da Juventude, em outubro.
Para chegar ao pódio, a gaúcha foi para o tatame quatro vezes. Nas duas primeiras, derrotou por ippon Nika Scweiger, da Eslovênia e Anna Pas, da Polônia. Na semifinal, a unionista ganhou por waza-ari da russa Daria Kariakina. A decisão, porém, não teve o mesmo desfecho e o ouro ficou com Moka Kuwagata, do Jaopão.
O resultado de Eduarda foi o melhor da Seleção Brasileira na competição. Além da gaúcha, o Brasil foi ao pódio outra vez apenas, com Maria Diniz (63kg), que faturou o bronze.
Judoca da Kiai, Eduardo Oliveira também competiu na Polônia. Ele, porém, perdeu logo na estreia para Artur Kanevets, da Finlândia, e acabou eliminado do evento. Ao todo, 11 atletas representaram o Brasil na competição. O grupo teve como um dos técnicos o gaúcho Douglas Pötrich.