Dois dos principais expoentes do judô gaúcho estarão na disputa do Grand Prix Nacional Feminino, que ocorre neste fim de semana, em São Paulo. A Sogipa e o GN União enfrentam outras seis clubes do país na busca pelo título do principal torneio por equipes brasileiro.
A edição deste fim de semana do Grand Prix ocorre uma semana depois da disputa no masculino, na qual a Sogipa ficou com a medalha de bronze – pelo segundo ano consecutivo. A atual temporada marca o fim da competição na qual os naipes terão eventos em separado. A partir de 2018, conforme vem sendo estabelecido pela Federação Internacional de Judô, homens e mulheres integrarão um mesmo time.
O último Grand Prix Nacional Feminino será disputado nos tatames do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia. Além dos clubes gaúchos, estarão na disputa Instituto Reação, EC Pinheiros, Associação Atlética Judô Futuro, Jequiá e Minas Tênis Clube.
Bicampeã, a Sogipa lutará para igualar-se ao Minas com três títulos, dividindo a maior coleção de troféus do GP Feminino. Sem poder contar com a campeã mundial Mayra Aguiar, o time sogipano escalou Claudirene César, ex-Seleção Brasileira, na busca por pontos. “Temos algumas atletas com algumas restrições, mas vamos contar também com a experiência da Érika e da Portela”, destacou o professor Antônio Carlos Pereira, o Kiko, já veterano em Grand Prix. “É uma competição muito especial.”
O GN União estreou no Grand Prix no ano passado. Agora, contando até com atleta de Seleção Brasileira sênior no grupo — algo inédito para o clube –, espera alçar voos maiores. “Nossa equipe este ano está mais fortalecida. Esperamos conseguir brigar para subir no pódio. Mas é uma competição dura, contra os maiores clubes do país”, analisou o sensei Rafael Garcia.
Para ele, o fato de a edição deste fim de semana ser a última por gênero, vai ser um fator de motivação a mais a todas as participantes: “Toda equipe vai querer ficar marcada, fechar com chave de ouro o Grand Prix Nacional Feminino, como a última campeã”.
• Judocas da Sogipa no Grand Prix:
Érika Miranda 52kg
Gabrielle Gonzaga 52kg
Milena Mendes Zaccani 57kg
Manoella Braga 57kg
Ryanne Lima 63kg
Aléxia Castilhos 63kg
Aine Schmidt 70kg
Maria Portela 70kg
Claudirente César +70kg
• Judocas do GN União no Grand Prix:
Gabriela Clemente 52kg
Vitória Camargo 52kg
Janielly Bila 57kg
Ana Paula Nobre 57kg
Veronice Chagas 63kg
Camila Zeferino 63kg
Bruna Campos Silva 70kg
Eduarda Vaz Rosa 70kg
Agata Martins +70kg
Nathalia Parisoto +70kg
