Judocas da Sogipa e do GN União proporcionaram um dia muito especial a pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. O grupo, do qual integraram as atletas olímpicas Érika Miranda e Mayra Aguiar, ministrou uma aula para os pacientes no fim do mês passado, dentro das ações da série “Joga Com a Gente”, do Globo Esporte.
O sensei unionista Rafael Garcia comandou a atividade. Para ele, algo inédito e emocionante. “Foi uma experiência muito gratificante para todos. Até me emociono de falar, porque não tinha noção do que era o São Pedro. Mas com certeza a gente aprendeu muito e viu que o esporte não tem limites”, afirmou. “Uma experiência gratificante e de muito aprendizado mais para nós do que para eles. Tenho certeza que saímos muito melhores naquele dia.”
“O posicionamento deles (pacientes) foi completamente diferente do que eu imaginava. Imaginei pessoas agressivas e quando fui ver me deparei com crianças”, reconheceu o sensei. “Foram extremamente afetuosos e depois que se inseriram, se tornaram muito receptivos. Foi uma experiência fantástica”, destacou.
Inclusão no esporte
O encontro, ocorrido no dia 5 de agosto, virou uma reportagem exibida na TV no fim do mês, dias antes de Érika e Mayra conquistarem medalhas no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria. O conteúdo, que ao longo de uma semana contemplou diversas modalidades, pode ser visto neste link.
“Foi um dia muito gostoso, com pessoas muito especiais e carinhosas”, comentou Mayra Aguiar. “Estamos levando o esporte para todos.” O sensei Rafael enfatizou o sucesso da proposta de inclusão: “Ficou muito claro para mim qeu nosso esporte é um esporte 200% inclusivo. Um esporte que qualquer um pode praticar e com certeza agrega e beneficia todas as pessoas que praticam, desde seus princípios, sua filosofia até a parte motora”.