O fim de semana será de muita disputa para 16 judocas do Rio Grande do Sul que disputarão o Campeonato Brasileiro sub-21, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia. A equipe, formada em seletiva no fim de março, representará o Estado em 13 das 16 categorias do evento.
Os 16 atletas gaúchos são oriundos de quatro equipes diferentes – Sogipa, GN união, Kiai e Bilhar. Nas categorias meio-leve feminino, leve masculino e meio-médio masculino, o time gaúcho terá dois representantes. As lutas estão programadas para ocorrerem no sábado e no domingo.
O título da competição vale 145 pontos no ranking das categorias de base. A pontuação é o principal critério para a definição da Seleção Brasileira da categoria, que será convocada para torneios no Exterior, entre eles o Mundial, que neste ano será em Pyongyang, na Coreia do Norte.
“Nos últimos anos nos consolidamos como uma das principais seleções nas categorias de base. Agora, vamos para a competição com uma equipe forte e experiente, sendo que alguns já possuem experiências internacionais, então existe a expectativa por um bom resultado”, afirmou o presidente da Federação Gaúcha de Judô, César Cação, lembrando que, em 2016, a equipe masculina foi campeã do Brasileirão sub-21.
A Seleção Gaúcha sub-21 contará com Isabela Leite (Kiai/44kg), Jéssica Couto (Sogipa/52kg), Gabriela Clemente (GN União/52kg), Giulia Krug (GN União/57kg), Ryanne Couto (63/kg) e Bruna Campos (GN União/70kg); Paulo Rodrigues (Kiai/55kg), Daniel Passos (Bilhar/60kg), Gabriel Genro (Sogipa/66kg), Alexandre Meneghini (Sogipa/73kg), David Lima (Sogipa/73kg), Luís Heck (Sogipa/81kg), Tiago Pinho (Sogipa/81kg), Matheus Moraes (Sogipa/90kg), Clóvis Braga (Kiai/100kg) e Guilherme Piumato (Sogipa/+100kg).
Os professores Daniel Pires e Rafael Garcia embarcam junto com a delegação e atuarão como os terinadores da equipe na Bahia.