A gaúcha Maria Portela foi campeã do Grand Prix de Tbilisi, neste sábado. O título deu à judoca da Sogipa 700 pontos no ranking mundial, além de fazer com que o Brasil assumisse a liderança no quadro de medalhas da competição, que segue até este domingo.
Em dois dias de combates, a seleção faturou três ouros, duas pratas e dois bronzes, com nove das 14 categorias já disputadas. Uma das pratas foi conquistada pela também sogipana Érika Miranda, na sexta-feira.
Portela disputou três lutas para conquistar o título em Tbilisi. Derrotou a holandesa Natascha Ausma na estreia por ippon. Novamente por ippon, passou por Szabina Gercsak, da Hungria, no segundo confronto. A decisão foi contra a venezuelana Elvismar Rodríguez e o ouro só saiu no golden score, a “prorrogação” do judô. A adversária da gaúcha foi punida quando a luta estava empatada, definindo o ouro para a atleta da Sogipa.
No último dia de competições, o Brasil será representado por Luciano Corrêa (100kg), David Moura (+100kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).