A base do judô gaúcho ajudou a Seleção Brasileira a garantir o título da Copa Europeia Juvenil de Antalya, na Turquia. A competição terminou neste domingo e, ao todo, os atletas do RS faturaram três das 14 medalhas do Brasil. Foram dois ouros e um bronze.
O primeiro ouro veio no sábado, com Nicole Franzoi. A gaúcha da Sogipa derrotou quatro rivais para conquistar o título. Na decisão, dosi waza-aris sobre Meruyert Sarsenova, do Cazaquistão, e ouro assegurado. Ainda no primeiro dia, João Victor Silveira (Kiai) terminou sua participação em sétimo lugar.
No domingo foi a vez de Leonardo Sant’Ana, contratado recentemente pela Sogipa, subir no degrau mais alto do pódio. Sem dar chances aos rivais, ele ganhou todas as cinco lutas que fez na competição por ippon, incluindo a decisão contra Mahammad Abdullayev (AZE).
Por sua vez, Eduarda Vaz Rosa conquistou a primeira medalha internacional para o GN União na temporada, ao assegurar o terceiro lugar no 70kg. No confronto que valeu o pódio, a gaúcha derrotou a turca Merve Topoglu. Colega de clube, Brenda Gonzaga chegou perto, mas ficou em quinto lugar.
Maria Angelina da Rosa e Nuciano Aguiar também competiram na capital da Turquia, mas não avançaram à disputa por medalhas em suas categorias. Com o técnico Douglas Pötrich na delegação, o grupo permanece em Antalya para treinamento de campo. Semana que vem, eles lutam na Croácia.