É com muito pesar que a Federação Gaúcha de Judô, em nome de seu presidente, César Cação, comunica o falecimento do professor Oswaldo Monteiro, ocorrido nessa sexta-feira, dia 17 de fevereiro de 2017. O velório irá começar às 13h no Crematório São José (av. Prof. Oscar Pereira, 584), em Porto Alegre. A cerimônia de despedida está marcada para as 17.
Atualmente aposentado, o sensei era o judoca mais graduado do Rio Grande do Sul, com o nono dan. Iniciou na modalidade no Esporte Clube Rui Barbosa e deu aulas em clubes como Grêmio e Recreio da Juventude. Por muitos anos também foi diretor de arbitragem da Federação Gaúcha de Judô.
Ele estava com 84 anos e lutava contra um câncer. No ano passado, foi homenageado por um grupo de ex-alunos da época do Grêmio, em Torres. No ato, ele além de participar de um almoço festivo, também comandou o treinamento dos judocas.
“Com certeza um dos nomes mais relevantes da história do judô gaúcho. A FGJ expressa as suas condolências a familiares, colegas, alunos e amigos neste momento difícil”, disse o presidente César Cação.