O circuito estadual de judô vai recomeçar com tradição e homenagens. No próximo domingo, os judocas do Rio Grande do Sul têm o primeiro compromisso da temporada em Tramandaí, para mais uma edição da Copa Abertura, que ocorrerá mais uma vez na “capital das praias” gaúcha. A equipe vencedora do evento levará um troféu especial, batizado pela Federação Gaúcha de Judô como “Cleto Alves Mendes”, em memória de um dos nomes mais importantes da modalidade no Estado.
“É um troféu alusivo a uma das pessoas que marcaram muito o judô do Rio Grande do Sul”, salienta o presidente da FGJ, César Cação. “Uma pessoa que, ao longo das décadas, jamais se afastou do judô, sendo professor e árbitro até seus últimos dias. Alguém carismático e que lembramos com carinho”, complementou o dirigente. Neste ano, a FGJ programou homenagens a professores que fizeram parte da história da instituição. Eles batizarão algumas das competições da temporada.
Falecido em 2015, o sensei Cleto será homenageado em Tramandaí, cidade que já recebe torneios da FGJ há cerca de uma década. “Temos uma parceria muito forte com a cidade. Já podemos dizer, também, que é uma tradição iniciar os torneios do ano em Tramandaí”, ressaltou Cação. “Além da parceria extra-tatame, os nossos judocas contam com um dos ginásios mais bem equipados do Estado, algo que propicia uma competição em alto nível desde o início do ano”, concluiu.
A Copa Abertura será disputada tanto na Divisão Principal quanto na Divisão de Acesso – restrita a atletas graduados até a faixa laranja. Os combates estão previstos para começar às 9h15, com a categoria sub-13. As lutas transcorrem ao longo do dia. A entrada é franca. A programação completa está disponível neste link.