O Ministério do Esporte divulgou o edital para seleção de atletas para o Programa Atleta Pódio. A chamada pública foi publicada no Diário Oficial da União nessa quinta-feira, assim como o edital. De acordo com o documento, para participar da seleção o atleta deverá cumprir cumulativamente os seguintes critérios:
– estar em plena atividade esportiva;
– estar vinculado a uma entidade esportiva ou alguma entidade nacional de administração do esporte;
– apresentar declaração acerca do recebimento, ou não, de qualquer tipo de patrocínio;
– estar ranqueado junto à entidade internacional relativa à sua modalidade entre os 20 primeiros do mundo em sua prova específica no momento da postagem do Plano Esportivo ou da data do Protocolo, diretamente, no Ministério do Esporte;
– ter sido indicado pelas respectivas entidades nacionais de administração do desporto em conjunto com o Comitê Olímpico do Brasil ou Comitê Paralímpico do Brasil e o Ministério do Esporte.
Como consta no edital, os atletas atualmente beneficiários do Programa Atleta Pódio não poderão participar do atual processo seletivo. A Bolsa-Atleta categoria Atleta Pódio tem duração de um ano e pode ser renovada a cada ano do ciclo olímpico. Os atletas medalhistas nos Jogos do Rio 2016 terão prioridade na renovação de suas respectivas bolsas.
Veja nos arquivos abaixo o edital completo:
– Publicação DOU Portaria 489 Programa Atleta Pódio
– Edital Programa Atleta Pódio – pag. 3
– Edital Programa Atleta Pódio – pag. 2
– Edital Programa Atleta Pódio – pag. 1
Fonte: CBJ