O judô gaúcho volta à Serra neste fim de semana para mais uma etapa do circuito estadual da Federação Gaúcha de Judô. Neste sábado, atletas graduados até a faixa laranja se enfrentam para definir o novo campeão gaúcho da Divisão de Acesso. A competição será realizada no Ginásio Municipal, a partir das 9h15min. A entrada para o evento é 1kg de alimento não-perecível. O arrecadado será doado a famílias de bairros carentes da cidade.
• Acesse a programação completa
Ao todo, 22 equipes vão disputar o título da Divisão de Acesso. Será a segunda vez que a FGJ realiza um Estadual exclusivo para a categoria. E novamente será em Bento Gonçalves, casa da Physio, a campeã do ano passado. Para 2016, conforme o professor André Oliveira, a meta é permanecer no top-3 do torneio: “Neste ano vamos com uma delegação menor, pois ‘subimos’ bastante gente para a Divisão Principal, mas vamos lutar bonito pelos três primeiros lugares”, garante.
Além da Physio, equipes tradicionais do judô gaúcho como GN União, Kiai, Sogipa, GN Gaúcho vão entrar na disputa. Concorrem principalmente com o Projeto Victória, o maior campeão dos torneios da Divisão de Acesso nesta temporada.
Crescimento de quase 20% em um ano
De 2015 para cá houve um incremento na Divisão de Acesso. Agora são quatro equipes e quase 50 judocas a mais que vão entrar em ação no Estadual da categoria. A competição é a antepenúltima organizada pela FGJ neste ano.
O sensei Oliveira, que é um dos vice-presidentes da FGJ, vê os números como um sinal de desenvolvimento do judô gaúcho. “Este ano fortificou bastante da Divisão de Acesso. E ainda temos equipes que não estão participando, ou seja, é possível crescer ainda mais”, avalia. “É uma categoria que aproxima o ambiente federativo do judô escolar e faz com que os novos atletas cheguem mais preparados à Divisão Principal, onde a concorrência é bem maior e o nível, mais elevado.”