Vice-presidente da Federação Gaúcha de Judô, o sensei Claudio Martins concluiu o Curso Nacional de Capacitação de Técnicos, na semana passada. A atividade foi promovida pela Confederação Brasileira de Judô e teve, além do professor da Ajusc/Unisc, Felipe Quadros, da Sogipa, como outro aluno do Rio Grande do Sul.
Para o sensei Martins, o saldo do curso foi muito positivo. “Os professores tiveram oportunidade de trocar experiências com técnicos da Seleção Brasileira principal por meio de atividades práticas”, destacou. “Foi uma possibilidade da gente se reciclar e ver coisas novas que gera uma motivação a mais para continuarmos trabalhando e tentar disseminar esse conhecimento na nossa região”, complementou.
As aulas do curso terminaram na sexta-feira passada, logo antes do início do Brasileirão sub-13. O último técnico da equipe principal do Brasil a ministrar palestra, por sinal, foi o gaúcho Moacir Mendes Júnior, com aula de newaza. “Foi uma honra encerrar o curso”, garantiu. “Torço muito que tenhamos mais técnicos formadores de atletas completos”, afirmou Moacir, em seu Facebook.
Martins e Quadros integraram a segunda turma do Curso de Capacitação – a primeira foi no ano passado. O objetivo da CBJ é manter a iniciativa abrangendo cada vez mais técnicos pelo Brasil e, com isso, nivelar o conhecimento prático e teórico do judô no país.