A Confederação Brasileira de Judô convocou quatro judocas gaúchos para participarem do Treinamento de Campo da categoria sub-21. Eles se apresentam para a atividade na próxima segunda-feira, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Os treinos, que terão ao todo 32 atletas, ocorrerão até a sexta seguinte.
Do RS, foram convocados Gustavo Cação (73kg/GN União), Tiago Pinho (81kg/Sogipa), Clóvis Braga (90kg/Kiai) e Yan Goulart (100kg/Sogipa). “O judô gaúcho vem mantendo a tradição de renovação nas categorias de base”, comenta o diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Bayard, que citou outros novos destaques do RS representaram o Brasil no Aberto de Glasgow semana passada e têm sido apostas da CBJ para o novo ciclo olímpico. “Este foi um ano que a gurizada viajou bastante para torneios tanto no Brasil quanto no exterior. Isso os deixa mais preparados.”
Para Bayard, o judô gaúcho teve um crescimento não apenas no sênior, mas também nas categorias de base recentemente. “Ano após ano temos obtidos bons resultados, tanto quando os atletas representam a Seleção Gaúcha quanto vão por seus clubes. Isso é extremamente positivo para um crescimento conjunto”, analisa.
O objetivo da CBJ é “a identificação e desenvolvimento dos atletas da base com potencial de integrarem as seleções nacionais da base em 2017”. O grupo preenche os requisitos de serem nascidos entre 1997 e 999, não terem sido avaliados em treinamentos de campo ou concentrações em 2016, além de terem chegado à final do Brasileirão sub-18, até o terceiro lugar no sub-21 ou até o quinto na Taça Brasil.