Na primeira competição da Seleção Brasileira após os Jogos Olímpicos do Rio, quatro atletas do Rio Grande do Sul estarão presentes. Aléxia Castilhos, Daniel Cargnin, Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves, todos da equipe Oi/Sogipa, disputam o Aberto Europeu de Tallin, na Estônia, a partir deste sábado. Além dos quatro, o Brasil terá mais oito representantes.
A competição já vale pontos para o próximo ciclo olímpico, de Tóquio-2020. O Brasil será representado em sua maioria por atletas das categorias de base, que ajudaram os judocas olímpicos na fase final de preparação para o Rio-2016. Em Tallin eles enfrentarão competidores de 26 países diferentes.
O grupo embarcou para o Velho Continente na quarta-feira e, nesta sexta, conheceu os primeiros adversários no torneio. Daniel Cargnin e Aléxia Castilhos lutam no primeiro dia. Ele encara Nikita Lopouhhov, da Estônia, enquanto ela aguarda a vencedora de Lizzy Gevers (Holanda) x Dominika Blach (Polônia).
No domingo, Rafael Macedo estreia contra o vencedor do confronto entre Arturas Maiboroda (Lituânia) e Davis Duda (Letônia). Já Leonardo Gonçalves enfrenta o sueco Jonathan Fagerhill em seu primeiro desafio.